Isenção de responsabilidade: Eu não vendo nem tenho qualquer interesse nos produtos mencionados abaixo. Eles são mencionados e ilustrados apenas como material de referência. Existem vários produtos no mercado que fornecem as funções mencionadas. Os leitores podem pesquisar e comprar estes ou produtos semelhantes por sua própria escolha. String de pesquisa sugerida "bluetooth 12v battery monitor".
Estes não são certificados como dispositivos cientificamente precisos. Use-os como um guia geral para o que está acontecendo com suas baterias, não como dispositivos de leitura de tensão exata. Descobri que as tensões relatadas por eles são cerca de 0,7 volts mais baixas do que a "tensão da bateria auxiliar" relatada no WattCat (dados fornecidos aos servidores da Jaguar pelo carro). Os dispositivos tiram fotos instantâneas das leituras de tensão e podem variar em décimos de volt em um determinado instante, causando ondulações nos dados, como você pode ver nos gráficos abaixo.
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Monitorar as baterias de 12V em EVs seria uma atitude sensata. Falhas podem levar a ficar parado, ou, nos piores casos, fazer com que um veículo pare no trânsito, mesmo que a bateria de tração tenha bastante energia. Consulte este tópico para saber como lidar com falhas na bateria de 12V.
www.i-paceforum.com
Como uma chance de receber um aviso antecipado de uma bateria de 12V fraca e substituí-la antes que haja um problema, pode-se adicionar dispositivos de monitoramento. Abaixo, mostro a adição de dispositivos que monitoram a tensão e a capacidade das baterias de 12V. Eles exigem um smartphone para um aplicativo que exibe as informações e pode acionar notificações de problemas no smartphone. Eles exigirão uma conexão Bluetooth e permissão de localização.
Eu já tenho dispositivos da marca LNEX em uso em outras aplicações de bateria de 12V. O aplicativo para eles é limitado a 4 dispositivos, então eu tive que encontrar aqueles que usavam um aplicativo diferente (ou de alguma forma descobrir como executar duas cópias separadas do mesmo aplicativo em um telefone). Eu fui barato e consegui uma marca diferente, Quicklinks, como mostrado abaixo.
Os dispositivos (independentemente da marca) vêm com instruções para instalação do dispositivo, instalação do aplicativo apropriado e como usar o aplicativo. Leia as instruções com atenção. Descobri que a instalação do primeiro dispositivo é fácil, mas adicionar um segundo (ou mais) dispositivo ao aplicativo pode não ser tão fácil.
Eu instalei um na bateria de partida primeiro, como visto abaixo. Usando uma ferramenta de soquete de 10 mm, conecte o fio positivo (conector vermelho) à barra de barramento positiva da bateria e o fio negativo (conector preto) diretamente à braçadeira do poste negativo. Esta última conexão ignora o BMS para evitar qualquer interferência potencial de um para o outro. O ano do modelo de 2019 é mostrado. O ano do modelo de 2021 e seguintes serão ligeiramente diferentes.
Observe a orientação da conexão positiva. Isso permitiu que a tampa vermelha fosse reinstalada na barra de barramento (não mostrado). Eu também coloquei o monitor mais para baixo antes de reinstalar a tampa.
Para a bateria auxiliar em veículos anteriores ao ano modelo de 2021, conecte o conector preto ao poste negativo na braçadeira do cabo de aterramento e o conector vermelho à porca de 13 mm que prende os fusíveis à barra do poste positivo. Esta última localização permite a reinstalação da tampa protetora vermelha. Pode ser necessário ajustá-lo um pouco do que é mostrado na imagem, pois um dos clipes de retenção da tampa está localizado próximo a este local. Tive que ajustar o meu depois de tirar esta foto.
Eu usei o aplicativo para verificar se o dispositivo funcionava depois de instalar o monitor da bateria de partida e segui as instruções de configuração. Então, eu instalei o monitor da bateria auxiliar e usei o aplicativo para sua configuração. Você pode querer instalar ambos os monitores, se necessário, e, em seguida, usar o aplicativo. A sequência não importa e eu não sei se é mais fácil de uma forma ou de outra.
Agora que os dispositivos estão monitorando as baterias, posso obter o estado de carga/capacidade e tensão atuais para cada uma. O aplicativo para esses dispositivos (e os INEX que tenho em outras baterias) pode produzir um gráfico para a tensão de cada bateria por um dia. Os dispositivos manterão até 35 dias de dados se você não olhar para o aplicativo por algum motivo (por exemplo, em uma viagem de negócios).
Aqui está um gráfico de um dia para a bateria auxiliar do meu carro. À esquerda, o carro está parado na garagem sem estar conectado a um carregador. Isso foi 12,8V. Uma queda para 12,42V ocorreu quando abri a porta do motorista. Uma subida para 14,25V ocorreu quando comecei a dirigir. Uma queda para 12,48V ocorreu na minha primeira parada. Um retorno a 14,1xV aconteceu quando retomei a direção, mas caiu para a faixa de aproximadamente 13V por um período de tempo de sono do carro. A próxima viagem curta o enviou para a faixa de 14.xV com uma queda para 12,9V quando eu estava de volta na garagem e desliguei.
Assim que conectei o cabo de carregamento, ele saltou para 14,1+V e, em seguida, diminuiu lentamente ao longo da longa sessão de carregamento. A queda para a direita foi causada por uma breve queda de energia na casa (isso acontece muito) e você pode ver o final do gráfico mostrando que a tensão havia caído para o que era antes de dirigir e carregar, depois que o carregamento foi concluído.
Aqui está o gráfico do mesmo dia para a bateria de partida.
Embora ocorram altos e baixos de tensão semelhantes, eles não são iguais.
Notei que tudo o que causa uma demanda de corrente do sistema de 12V pode causar um período de "carregamento" após a queda momentânea. Destravar uma porta, abrir a porta traseira, abrir o porta-malas, etc., pode causar um breve aumento na tensão para a faixa de 14.x para ambas as baterias e a bateria de partida mostrará quedas mais profundas na tensão no início e no final do "evento". Eu não tenho os dispositivos instalados tempo suficiente para garantir que minhas percepções estejam corretas o tempo todo. Será interessante ver o que eles revelam. Talvez outros tenham esses dispositivos instalados por mais tempo e possam adicionar informações de suas observações.
Alguns dos aplicativos de monitoramento (como o da marca INEX) permitem que você exporte (por exemplo, e-mail) os dados (data-hora e tensão) e isso permite que você os examine em outro dispositivo. Infelizmente, o do monitor Quicklinks não o faz.
Estes não são certificados como dispositivos cientificamente precisos. Use-os como um guia geral para o que está acontecendo com suas baterias, não como dispositivos de leitura de tensão exata. Descobri que as tensões relatadas por eles são cerca de 0,7 volts mais baixas do que a "tensão da bateria auxiliar" relatada no WattCat (dados fornecidos aos servidores da Jaguar pelo carro). Os dispositivos tiram fotos instantâneas das leituras de tensão e podem variar em décimos de volt em um determinado instante, causando ondulações nos dados, como você pode ver nos gráficos abaixo.
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Monitorar as baterias de 12V em EVs seria uma atitude sensata. Falhas podem levar a ficar parado, ou, nos piores casos, fazer com que um veículo pare no trânsito, mesmo que a bateria de tração tenha bastante energia. Consulte este tópico para saber como lidar com falhas na bateria de 12V.
What to expect and do with 12V battery failures - pre-MY21
In vehicles made before the 2021 model year, there are two 12V batteries. These are located in the frunk under the center removable panel and easily located by the red caps on their positive posts. The larger battery is referred to as the starter battery. This one is oriented differently from...
Como uma chance de receber um aviso antecipado de uma bateria de 12V fraca e substituí-la antes que haja um problema, pode-se adicionar dispositivos de monitoramento. Abaixo, mostro a adição de dispositivos que monitoram a tensão e a capacidade das baterias de 12V. Eles exigem um smartphone para um aplicativo que exibe as informações e pode acionar notificações de problemas no smartphone. Eles exigirão uma conexão Bluetooth e permissão de localização.
Eu já tenho dispositivos da marca LNEX em uso em outras aplicações de bateria de 12V. O aplicativo para eles é limitado a 4 dispositivos, então eu tive que encontrar aqueles que usavam um aplicativo diferente (ou de alguma forma descobrir como executar duas cópias separadas do mesmo aplicativo em um telefone). Eu fui barato e consegui uma marca diferente, Quicklinks, como mostrado abaixo.
Os dispositivos (independentemente da marca) vêm com instruções para instalação do dispositivo, instalação do aplicativo apropriado e como usar o aplicativo. Leia as instruções com atenção. Descobri que a instalação do primeiro dispositivo é fácil, mas adicionar um segundo (ou mais) dispositivo ao aplicativo pode não ser tão fácil.
Eu instalei um na bateria de partida primeiro, como visto abaixo. Usando uma ferramenta de soquete de 10 mm, conecte o fio positivo (conector vermelho) à barra de barramento positiva da bateria e o fio negativo (conector preto) diretamente à braçadeira do poste negativo. Esta última conexão ignora o BMS para evitar qualquer interferência potencial de um para o outro. O ano do modelo de 2019 é mostrado. O ano do modelo de 2021 e seguintes serão ligeiramente diferentes.
Observe a orientação da conexão positiva. Isso permitiu que a tampa vermelha fosse reinstalada na barra de barramento (não mostrado). Eu também coloquei o monitor mais para baixo antes de reinstalar a tampa.
Para a bateria auxiliar em veículos anteriores ao ano modelo de 2021, conecte o conector preto ao poste negativo na braçadeira do cabo de aterramento e o conector vermelho à porca de 13 mm que prende os fusíveis à barra do poste positivo. Esta última localização permite a reinstalação da tampa protetora vermelha. Pode ser necessário ajustá-lo um pouco do que é mostrado na imagem, pois um dos clipes de retenção da tampa está localizado próximo a este local. Tive que ajustar o meu depois de tirar esta foto.
Eu usei o aplicativo para verificar se o dispositivo funcionava depois de instalar o monitor da bateria de partida e segui as instruções de configuração. Então, eu instalei o monitor da bateria auxiliar e usei o aplicativo para sua configuração. Você pode querer instalar ambos os monitores, se necessário, e, em seguida, usar o aplicativo. A sequência não importa e eu não sei se é mais fácil de uma forma ou de outra.
Agora que os dispositivos estão monitorando as baterias, posso obter o estado de carga/capacidade e tensão atuais para cada uma. O aplicativo para esses dispositivos (e os INEX que tenho em outras baterias) pode produzir um gráfico para a tensão de cada bateria por um dia. Os dispositivos manterão até 35 dias de dados se você não olhar para o aplicativo por algum motivo (por exemplo, em uma viagem de negócios).
Aqui está um gráfico de um dia para a bateria auxiliar do meu carro. À esquerda, o carro está parado na garagem sem estar conectado a um carregador. Isso foi 12,8V. Uma queda para 12,42V ocorreu quando abri a porta do motorista. Uma subida para 14,25V ocorreu quando comecei a dirigir. Uma queda para 12,48V ocorreu na minha primeira parada. Um retorno a 14,1xV aconteceu quando retomei a direção, mas caiu para a faixa de aproximadamente 13V por um período de tempo de sono do carro. A próxima viagem curta o enviou para a faixa de 14.xV com uma queda para 12,9V quando eu estava de volta na garagem e desliguei.
Assim que conectei o cabo de carregamento, ele saltou para 14,1+V e, em seguida, diminuiu lentamente ao longo da longa sessão de carregamento. A queda para a direita foi causada por uma breve queda de energia na casa (isso acontece muito) e você pode ver o final do gráfico mostrando que a tensão havia caído para o que era antes de dirigir e carregar, depois que o carregamento foi concluído.
Aqui está o gráfico do mesmo dia para a bateria de partida.
Embora ocorram altos e baixos de tensão semelhantes, eles não são iguais.
Notei que tudo o que causa uma demanda de corrente do sistema de 12V pode causar um período de "carregamento" após a queda momentânea. Destravar uma porta, abrir a porta traseira, abrir o porta-malas, etc., pode causar um breve aumento na tensão para a faixa de 14.x para ambas as baterias e a bateria de partida mostrará quedas mais profundas na tensão no início e no final do "evento". Eu não tenho os dispositivos instalados tempo suficiente para garantir que minhas percepções estejam corretas o tempo todo. Será interessante ver o que eles revelam. Talvez outros tenham esses dispositivos instalados por mais tempo e possam adicionar informações de suas observações.
Alguns dos aplicativos de monitoramento (como o da marca INEX) permitem que você exporte (por exemplo, e-mail) os dados (data-hora e tensão) e isso permite que você os examine em outro dispositivo. Infelizmente, o do monitor Quicklinks não o faz.